Coordenador : Lucianne Fragel Madeira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395669.2206.49196.07062023
Departamento/Setor: GNE
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : Público em geral, de faixa etária e perfil sociocultural variados a saber: - alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio pertencentes às escolas municipais, estaduais ou privadas dos municípios atendidos; - discentes da graduação e pós-graduação, internos ou externos da UFF, que receberão treinamento e participarão como mediadores; - público em geral, participantes das atividades.
Local de atuação: Locais a serem definidos de acordo com a negociações com as comissões locais de cada cidade. Os municípios citados na abrangência são aqueles que já possuem representantes com negociações para realização das atividades. Contudo, como a exposição do CST consiste em visitas mensais, possibilitando que os locais onde serão realizadas as exposições possam planejar-se de acordo com seus interesses e recursos, bem como o ajuste da equipe do CST. Tradicionalmente a equipe também participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no mês de outubro em Niterói e dos Acolhimentos Estudantis promovidos pela UFF, o que será mantido para o ano de 2023.
Objetivo
O programa Ciências Sob Tendas tem como objetivos promover a popularização e enculturação científica no estado do Rio de Janeiro, propiciando a sensibilização e compreensão pública da ciência e da tecnologia através do desenvolvimento de atividades lúdicas, criativas e interativas. Os objetivos específicos são: - Divulgar e popularizar a ciência de forma lúdica, interativa, investigativa e criativa em ambientes de educação não formal, tanto presenciais quanto virtuais; - Proporcionar ao público a reflexão e apropriação do conhecimento sobre a resolução de problemas cotidianos a partir da C,T&I; - Propiciar o aumento do interesse da população, em especial do público escolar, pelo desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil, assim como desmistificar o papel do pesquisador na produção de conhecimento; - Promover a interiorização das ações de divulgação e popularização da ciência, através da ampliação dos municípios visitados no estado do Rio de Janeiro; - Aproximar a educação básica da superior por meio de ações como exposições de ciências, visitas aos laboratórios e debates com os pesquisadores; - Garantir a acessibilidade durante a execução das diversas atividades permitindo a participação de qualquer indivíduo nos eventos do projeto, visando a inclusão e democratização do conhecimento; - Estimular a participação de meninas nas áreas de ciências exatas, bem como discutir sobre a representatividade feminina nas carreiras científicas e a influência dos estereótipos sociais; - Tornar o programa Ciências Sob Tendas referência no Estado do Rio de Janeiro, integrando a população em geral à comunidade e ao desenvolvimento acadêmico; - Promover a formação de recursos humanos no âmbito da graduação e pós-graduação através da participação destes nos eventos.
Resumo
A compreensão dos fenômenos físicos, químicos e biológicos não é uma tarefa simples, principalmente, caso a abordagem dos conteúdos seja realizada apenas através de uma exposição teórica formal. Assim, cabe às atividades de popularização científica o importante papel de informar e até mesmo educar cientificamente o cidadão através dos mais variados processos de comunicação científica. Portanto, o desenvolvimento e ampliação de atividades científicas lúdicas, interativas e criativas para o público leigo contribuirão para a inclusão científica, que pode ser fundamental para o despertar de vocações e para a compreensão de que a prática científica não está afastada do cotidiano. O objetivo do programa Ciências Sob Tendas é promover a popularização e enculturação científica no estado do Rio de Janeiro, propiciando a sensibilização e compreensão pública da ciência e da tecnologia através do desenvolvimento de atividades lúdicas, criativas e interativas. O programa contempla as seguintes modalidades de atividades: Ciência móvel; Eventos de comunicação Científica; Exposições presenciais e virtuais de CT&I; Portas abertas; Seminário e ciclo de palestras, tanto presencial quanto com transmissão online ao vivo; Mostra de Teatro Científico; Conjunto de Oficinas de CT&I e Mostra de vídeos. Esperamos que as ações desenvolvidas possam promover uma maior conscientização da população sobre a importância ciência para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Estado do Rio de Janeiro e do nosso País, compartilhando e valorizando os conhecimentos científicos, articulando não só as instituições de pesquisa e ensino superior, mas também as instituições de educação básica e a população como um todo.